Sobre o curso
O programa prevê pensar como a curadoria hoje pode formular novos dispositivos, que permitam analisar o mito da hospitalidade brasileira, as questões éticas, os cuidados e como narrar histórias coletivas. Aula 1 – por Lisette Lagnado Curadoria hoje: por que revisar o mito da hospitalidade brasileira? Conteúdo:
- Introdução ao pensamento curatorial e aos desafios de uma disciplina vinculada ao poder. Questões éticas e de cuidados.
- Considerações temporais: de como narrar histórias coletivas: a “parábola” (Octavia Butler), no contrafluxo de uma história totalizante.
- Considerações espaciais: análise do programa e projeto da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para o Sesc Fábrica da Pompeia, inaugurado em 1982.
- Noções de convivência e território segundo os critérios da modernidade.
Aula 2 – por Yudi Rafael Espectros do modernismo Conteúdo:
- Assombrações do modernismo brasileiro: artistas, obras e temas confrontados com questões de raça, classe e gênero.
- Moderno e contemporâneo em perspectiva: o display na exposição “A parábola do Progresso” (Sesc Pompeia, outubro de 2022 a abril de 2023).
- Aproximações críticas: Anita Malfatti à luz de Alina Okinaka e Alice Yura; Lasar Segall à luz de Márcia Falcão, Rafael RG e Maria de Jesus; Mário de Andrade à luz de Carmézia Emiliano, Jaider Esbell e Gustavo Caboco; Victor Meirelles e Candido Portinari à luz de Emília Estrada.
Aula 3 – por André Pitol Matrizes do quilombismo Conteúdo:
- Como o espaço expositivo pode acolher contribuições diaspóricas (individuais, coletivas e comunitárias) em termos presenciais e discursivos?
- Estudo de documentos fundacionais de iniciativas contracoloniais: Afropindorama e a Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil (SECNEB)
- Racismo religioso e racismo ambiental nos exemplos do Quilombo Santa Rosa dos Pretos e da Mãe Beata de Iemanjá.
- Interesses bilaterais e a missão “Casa do Benin” na Bahia: Pierre Verger e Arlete Soares.
Aula 4 – por Lisette Lagnado Nossas Senhoras do Brasil Conteúdo:
- Desde a terra-mãe, quais outras narrativas constituíram uma utopia comunitária contra o Patriarcado?
- Princípios na selva: a lenda do Monte Roraima encontra o poeta guatemalteco Mario Payeras.
- Mães sagradas: Odoyá (Ani Ganzala) e Mãe Stella de Oxóssi (Arlete Soares).
- Mães ancestrais: de Inaicyra Falcão a Pélagie Gbaguidi (Rumo ao espírito do ventre).
- Amas de leite: Tarsila do Amaral, Maria Auxiliadora e Elson Júnior.
Aula 5 – por André Pitol Curadorias em diálogo: corpus em exposição Conteúdo:
- Como práticas artísticas e curadorias históricas e contemporâneas se retroalimentam no presente?
- Lina Bo Bardi (“A Mão do Povo Brasileiro”), Alexandre Wollner (“O design no Brasil: história e realidade”) e Emanoel Araújo (“A Mão Afro-brasileira”);
- Tiago Gualberto (A Cabeça Povo Brasileiro) e Rosângela Rennó (Cabeça, corpus e membros).
Aula 6 – por Yudi Rafael O pacífico no atlântico: trânsitos e transgressões Conteúdo:
- Arte no Hospital Psiquiátrico do Juquery: Osório César, Flávio de Carvalho e o “mês das crianças e dos loucos” de 1933; as imagens transoceânicas de Ioitiro Akaba e Masayo Seta no acervo do Museu de Arte Osório César;
- Seibi-Kai entre o gueto e o palco global;
- A “arte de guerrilha” de Mario N. Ishikawa: alternância de códigos linguísticos, crítica do nacionalismo e o Brasil como sociedade autoritária.
Aula 7 – por André Pitol Iconografias: o retrato na curadoria Conteúdo:
- Como opera a categoria do retrato na tarefa crítica da colonialidade?
- Visagens: o Almirante negro por Bruno, Anita por Alice, Brasileira por Aurora, Colombo por Ubirajara, Mãe Olga por Madalena, Mario por Flavio, Mestre Abdias por Arlete, a Negra por Tarsila, e as Juradas de morte por Márcio.
Aula 8 – por Lisette Lagnado Uma italiana nos Trópicos para pensar a formação nacional Conteúdo:
- O casal Bardi e o imaginário da arquitetura moderna na revista Habitat.
- O conceito de convivência na análise de quatro exposições de Lina Bo Bardi: “Bahia no Ibirapuera” (1959), “Nordeste” (1963), “A mão do povo brasileiro” (1969) e “África negra” (1988).
- O “Caixote de arte popular” (1978). Folclore e kitsch.
Aula 9 – por Yudi Rafael Territórios em diálogo: Kalipety, Comalapa e Subúrbio Ferroviário Conteúdo:
- Jornada das sementes: cultivos da língua, da agricultura e da culinária guarani na Aldeia Kalipety, Território Indígena Tenondé Porã de São Paulo.
- Kalipety e Comalapa: a residência artística de Edgar Calel, artista maya kaqchikel da Guatemala, no contexto da exposição “A parábola do Progresso”.
- A memória do Subúrbio Ferroviário de Salvador no Acervo da Laje: construindo um espaço cultural periférico em termos próprios.
Aula 10 – por Lisette Lagnado O atlântico negro e as diásporas no pós-guerra: identidades, migrações e ditaduras Conteúdo:
- Terrorismos de Estado: O exílio do artista argentino León Ferrari no Brasil.
- Por meio de dois estudos de casos, discute-se como uma exposição pode articular identidades históricas que transcendem as fronteiras do Estado-nação. A experiência judaica (Casa do Povo, Bom Retiro, São Paulo: cultura, comunidade e memória) e espaços de convivência no Ocidente e não-Ocidente (SAVVY Contemporary, Wedding, Berlim).er a mãe. Uma jornada pela rota atlântica da escravidão. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2021.
Conteúdo do curso
Modernismo paulistano: entre a circunstância e o eterno
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